Blog | Notícias, Eventos e Textos

  • Valeria Braunstein

A importância da Educação Infantil

A sociedade contemporânea tem na educação infantil um importante aliado no desenvolvimento humano e social



A educação infantil hoje é um nível de ensino que faz parte da educação básica e que atende crianças de 0 a 6 anos de idade. Atua a partir de atividades pedagógicas cotidianas que englobam o binômio cuidar e educar de maneira natural e indissociável como: organização do tempo e do espaço na rotina das crianças; desenvolvimento da leitura e da escrita, preparação e coordenação de jogos, brincadeiras, cuidados de higiene e alimentação. Ou seja, a educação infantil, atualmente, deve atender e entender a criança integralmente, desde suas necessidades em questão de desenvolvimento cultural/intelectual como cuidados pessoais de higiene e personalidade/identidade.


Trata-se de um estágio educacional assegurado pela esfera federal de governo em documentos legais como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), como descreve o artigo 29º a seguir:


“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” (LDBEN 1996)

Esses documentos asseguram a educação infantil como parte do sistema educacional do nosso País, tornando-se um privilégio para o desenvolvimento da criança das gerações futuras.


"[...] a experiência da educação infantil deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não pode deixar de lado o desenvolvimento das habilidade sociais, nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas; deve privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio e a oportunidade para a investigação” (BUJES, p.21, 2001).

A sociedade contemporânea, assim, tem na educação infantil um importante aliado no desenvolvimento humano e social – complemento aos ganhos culturais, intelectuais e de cuidados com as crianças que, imagina-se, já sejam estimulados e realizados no seio familiar. Pois, a partir da construção simbólica e cultural de cada sociedade, a educação infantil pode ser vista como um modo de efetivação de um projeto de civilização da sociedade. 


Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em , http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em 22/out/2015.


BUJES, Maria Isabel E. Escola Infantil: Pra que te quero?. In: Educação Infantil – Pra que te quero? CRAIDY, Carmem. KARERCHER, Gládis E. Porto Alegre: Artmed, 2001.


21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo